"Alonismo" é uma recente palavra usada por twitteiros de plantão, derivado de Alone, ou seja, sozinho. A maioria das pessoas, hoje, considera-se vivendo em um eterno "alonismo", mesmo quando encontra-se rodeado por quem ama.
Mas e quem não consegue nem se sentir feliz quando está sozinho?
Sim, por que as pessoas parecem depender das demais como se dependessem do ar pra respirar. Precisam ter nem que seja o som da respiração das pessoas para não morrer. Não acham nenhum modo de se divertir sem mais ninguém.
E quanto a ler um bom livro? Assistir um filme? Escrever?
Você quer mesmo se prender a uma pessoa pelo resto da vida? Você quer mesmo se sentir feliz apenas quando está acompanhado? Você é mesmo tão pouco capacitado ao ponto de não poder entreter-se sozinho?
Acompanhado ou não você terá suas horas de tédio. Mas melhor aprender desde já como divertir-se sem depender de ninguém, por que, e se um dia, encontrar-se sozinho e não tiver mais ninguém para te entreter? Como você vai reagir a essa sensação de vazio ou de tristeza?
Aprenda desde cedo: você é autossuficiente para fazer-se feliz. Você se conhece melhor do que ninguém, sabe de seus gostos, sabe de seus repúdios, sabe de seus medos... O que mais é preciso para fazer-te feliz?
Não digo que tenha que se isolar do mundo, nunca encontrar um amor ou sentir-se infeliz quando está rodeado de gente. Não, isso é recorrer ao tão atual "alonismo". Só digo que você não pode passar a vida toda esperando por alguém para te fazer feliz. A vida é agora, e nem sempre você terá alguém com você. Prefere mesmo deixar de curtir a vida e mergulhar no eterno "alonismo" em acensão?
Eu não sei se os entendo, então. Eu sou uma daquelas que precisa de seu tempo sozinha, para relaxar, ouvir músicas, escrever no blog... Como vocês, dependentes do mundo, conseguem viver assim, repudiando até a ideia de estar sozinho? Como vocês conseguem não considerar que algum tempo sozinho possa fazer bem?
E o principal: como vocês conseguem viver a vida toda com outras pessoas, pessoas diferentes de você, com gostos diferentes de vocês, manias diferentes de vocês, histórias diferentes de vocês, e ainda assim serem vocês mesmos? Sim, por que se você não ouve as músicas que gosta por que o outro não gosta, se você só assiste o que o outro gosta, se você não lê por que é impossível duas pessoas lerem confortavelmente o mesmo livro, e ainda assim se acha feliz, só posso pensar que você não se sente feliz consigo mesmo. E se for isso, ao invés de ficar reprimindo seu verdadeiro eu para os outros, por que não mudar quem você realmente é?
"Alonismo" pode ser bom ou ruim, dependendo do ponto de vista. Mas o melhor mesmo é sabermos viver com e sem ele. Assim fica até mais fácil, não acham?
Nenhum comentário:
Postar um comentário