Páginas

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Escritores e As Críticas

Você escreve e as pessoas criticam, dizendo que é amargo demais, melancólico demais.
Sou sempre a favor de críticas, sempre acho muito dignas de serem recebidas, pois constroem quem você é e o que você escreve. Para uma aspirante a escritora como eu, críticas são o segundo melhor presente que alguém nos pode oferecer. Só que se percebe quando uma crítica tem teor construtiva ou quando é feita apenas para chacotear. No segundo caso, elas são completamente dispensáveis.
Digo isso por que sei como é escrever, sei que nunca agradamos a todo e que nunca desagradamos a todos também. Mas, justamente por ter essa intimidade com as palavras, sei que palavras doem, machucam e corroem a alma, quando mal empregadas. E é nessas vezes que você seria capaz de correr até não poder mais, só por perceber que, apesar de tudo, maldosos ainda fazem questão de tentar te derrubar.
Acho que escrever é algo que nem sempre é levado a sério, mas deveria. Afinal, é o que salva tantas vidas, o que nos recupera de tantos momentos que pensamos que fossem os últimos. Aconteceu comigo, e tenho certeza, com muitos outros além de mim. Por que então rir e fazer piadas fúteis e sem cérebro de coisas que podem nos salvar a vida?
Espero sinceramente pelo dia em que tudo que se escreve, por mais feliz ou dramático, por melhor ou pior, por mais real ou fictício que seja, tenha o devido valor no coração daqueles que podem valorizar. E daqueles que não podem, espero que nem seja lido. Melhor, afinal, um leitor a menos, que um leitor que só sirva para esfregar na sua cara, de maneira maldosa, cada vírgula que, por um descuido, deixou de ser escrita.
Esse tipo de leitor, garanto a vocês, é completamente descartável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário