Páginas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Pistantrofobia

Talvez você seja a cura para a minha Pistantrofobia. A cura para o meu medo exagerado e minha incapacidade de confiar. Aquele que vai fazer novamente com que eu pare de descrer na vida, e em todos que me rodeiam.
Desconfio que, depois de quebrar tanto a cara, é normal que uma pessoa simplesmente pare de acreditar em tudo e em todos. Depois de tanto sofrer, de tanto se ver decepcionada com mil promessas e nenhuma realização, eu não sou a exceção. Simplesmente virei descrente, me fechei em uma bolha e decidi que era melhor simplesmente não confiar mais, afinal, confiar só me trouxe problemas.
Quem sabe agora seja a hora de mudar. E você pode ser meu tratamento, minha terapia. Em você, eu simplesmente confio. Sem perguntas, sem motivos. Sem compreensão. E, normalmente, diria que isso não é saudável, mas contigo, acho que não podia ser tão natural. E admito, posso estar errando, como tantas vezes antes... mas não consigo acreditar nisso. Simplesmente porque você me passa a confiança que eu nunca encontrei em ninguém. E isso me faz sentir bem, como há muito não sentia.
Então, talvez eu tenha encontrado, finalmente, alguém em quem confiar. Alguém com quem consiga esquecer todas as manchas escuras no meu passado. Que, finalmente, me faça deixar para trás a pistantrofobia na qual tanto me apeguei.

26 comentários:

  1. Qual é o tratamento para Pistantrofobia, e como posso ajudar a pessoa a siar dessa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me leve a mal, não me considero conhecedora da psicologia a tal ponto de achar um "tratamento" para isso, e nem sei se é um mal cabível de tratamento. O que sei é que demora, e depende de muito esforço. Da dedicação de ambas as partes, do estar preparado para confiar, do ganhar a confiança com pequenos gestos... Acho que, com pequenas atitudes, te fazendo conhecer e conhecendo a pessoa direito e, principalmente, mostrando todo o dia que estará lá, com ela, em todas as dificuldades e todos os medos, por menores que sejam, aos poucos a Pistantrofobia vai sumindo e, acredite, os dois só tem a ganhar com isso.
      Mas tu tens que estar preparado(a) para não desistir no meio do caminho. Se não se comprometer o suficiente para tal, será só mais um a fortalecer esse mal na outra pessoa ainda mais.
      De qualquer maneira, desejo toda a sorte do mundo para ti nessa caminhada e, seja como for o final disso tudo, sinta-se a vontade vir aqui contar como foi que aconteceu, okay?

      Excluir
  2. Meu namorado tem um medo absurdo de confiar nas pessoas,por que já teve decepcões destruidoras... Porém até de mim desconfia,tipo,se eu demorar a ligar,ou passar o dia sem ligar acontecem brigas,descutimos muito... Isso futuramente pode destruir nossos planos. Então gostaria de saber se ele deveria procurar um psicólogo ou eu mesmo posso me prontificar a ajuda-lo nesse quisito perigoso da vida dele .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que tu podes sim ajudá-lo, mas vai depender da permissão dele e da vontade dele de se ajudar. Se, depois de uma conversa franca, ainda existir essa resistência, uma ajuda psicológica também é válida. O que importa é que esse problema não os afete ao ponto de que a vida passe a não valer a pena quando estão juntos.

      Excluir
  3. Obrigada pela a orientação Juliana :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, não por isso. Sinta-se a vontade para me pedir qualquer coisa, para contar o que aconteceu ou para conversar, pedir conselhos, enfim... estou aqui para isso.
      E, se quiser entrar em contato por e-mail, também, para qualquer fim, sinta-se mega a vontade.

      Excluir
  4. Sofro de pistantrofobia... queria muito confiar em minha namorada, mas por ela ter traido o ex comigo, não confio e faço muitas perguntas.. ela já mentiu algumas vezes para mim, o que só fez piorar, mas gosto muito dela, embora não confie. Há uma forma de eu perder esse medo de ser traído e ficar bem com ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei por algo do gênero, e sei o quanto é difícil confiar em alguém quando o namoro já começa dessa maneira. Mas, por experiência própria, isso não é pistantrofobia, é falta de confiança mesmo. Essa situação só se transforma em pistantrofobia quando muitas experiências ruins se acumulam a tal ponto que tu não confia em mais ninguém, mesmo que essas pessoas não te deem motivos para desconfiança.
      De qualquer maneira, os dois tem que trabalhar para que dê certo. Primeiro, ela PRECISA parar de mentir, ou tua confiança nunca vai ser construída. O resto vocês têm que trabalhar em conjunto, e se precisar de terapia, ou de psicóloga, vale a pena investir, não pelo relacionamento apenas, mas por ti, pela tua melhor qualidade de vida.
      Enfim, não sou psicóloga, nem tenho nenhuma formação na área, logo, não tenho como te dizer exatamente a "cura". Só o que posso dizer é: a desconfiança é natural do homem, é um modo de sobrevivência desde sempre, e sempre irá existir. O que não pode é deixar que ela se torne um fator dominante na tua vida.
      Espero ter ajudado pelo menos um pouco. E, precisando de conselhos, estou por aqui.

      Excluir
    2. Ajudou sim.. obrigado! Comecei seções com psicólogo hj, vamos ver se há progresso!

      Excluir
    3. Opa, é assim que começa! Saber que se tem um problema é o primeiro passo, já dizem. E estou torcendo por ti, viu? Qualquer coisa que precisar ou, se em breve, quiser contar como foi o processo de recuperação, o blog está sempre de portas abertas, okay?
      Obrigada pela confiança.

      Excluir
  5. Eu sou muito desconfiada tenho 28 anos tive experiências de namoro longos os primeiro de 5 anos e sete meses, dps da primeira traição dele comecei a trair também, terminei dps de conhecer outro e consequentemente eu o trai também, hj estou em.um relacionamento ha quatro anos e morro de medo de ele me deixar voltar p ex ou de qualquer momento ele dizer q n me quer mais o q faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É natural que, depois de tantas experiências, tu te sinta desconfiada. Na verdade, só o fato de engatar num relacionamento novo já é um grande avanço. Mas quando tu está numa relação, tem que ter em mente duas coisas: a) está sujeita a este tipo de situação ruim, mas, se está namorando com ele, é porque mesmo sabendo disso, ainda vale a pena; e b) cada pessoa é diferente, não é porque os outros te magoaram que ele te magoará. Esse rapaz pode ser aquele que vai te libertar da pistantrofobia. Só que tu tem que dar uma chance pra ele, mesmo correndo o risco de se magoar no final. Senão, nunca vai saber.
      Se tu tiver dificuldade com esse negócio de "dar uma chance", e perceber que não vai conseguir fazer isso sozinha, quem sabe um psicólogo te ajude. As pessoas costumam ter medo desses carinhas, mas, na verdade, eles podem fazer milagres por qualquer um. Não os negue tão rapidamente, se for necessário.

      Ademais, o tempo ajuda a perceber que as coisas nem sempre são tão ruins quanto parecem. Se preocupar demais só vai atrasar o processo.

      Abraços, e precisando, o Blog é seu também.

      Excluir
  6. acho que meu ex tem Pistantrofobia o que faço pra ajudar?ainda gosto muito dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o relacionamento terminou por causa disso, acho que o melhor que se tem a fazer é dar um tempo para que ele acalme a cabeça e, depois, lentamente tentar recuperar a confiança. Mostre que está por perto para ajudar, se for preciso, mas deixe o espaço necessário para que ele consiga raciocinar novamente. Lembre-se de ter calma e não se apressar. No mais, boa sorte, espero que isso ajude.

      Excluir
  7. Olha o meu namorado sofre deste mal, e ele não aceita isso. Já pedi pra ir ao psicólogo mas ele sempre me chingando, sempre briga dizendo que estou chamando ele de louco. Ele não confia em mim por nada neste mundo, e eu nunca dei se quer um motivo para eles desconfiar de mim. Eu sofro muito com isso, e ele também. E o pior, ele não enxerga que isso está destruindo nos dois. Por favor, me ajuda... O que vc acha que possa ser feito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como qualquer sintoma psicológico, meu bem, esse só se resolverá quando ele perceber que está doente. Acredite, ele não aceitará ir a um psicólogo se considerar que o comportamento é natural.
      O que, felizmente, não te impede de tentar ajudar por conta. É árduo, e pode ser frustrante às vezes, mas tu tem que ser forte e não forçar resultados rápidos. Ele tem que seguir o próprio ritmo, e tu tem que inspirar confiança, não só nele, mas em ti,
      Se tu não confiar em ti, em primeiro lugar, ninguém o fará.
      No mais, infelizmente, não temos uma fórmula mágica para esse tipo de problema, cada pessoa reage de uma forma diferente a qualquer estímulo. Mas conversar, manter um diálogo aberto, é sempre um bom começo.
      Espero que tenha sorte nessa jornada. Se precisar, já sabe, estamos aqui.

      Excluir
  8. Me responda por aqui : jjonatanw@gmail. Com
    Tenho esse problema sério! Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu estou namorando a mais de dois anos um homem assim. Ele não consegue ter confiança em mim e ainda quer um filho. Não sei o que fazer. Amo ele, mas seu comportamento está me sufocando. Tenho uma vida normal todos os dias, trabalho e depois que ele chega na minha casa para me vê, me faz sempre aquela pergunta esquisita; Com quem eu tive durante a tarde? Andou me traindo com outro homem? Ou mulher?
    Eu nao aguento mais. Ele não quer procurar ajuda pra se tratar e tenho medo de ficar grávida de um homem assim. O que devo fazer? Por favor me ajudem. Não queria terminar meu relacionamento com ele.

    ResponderExcluir
  10. Não é difícil um relacionamento desses, pois sufoca muito mas como disse que o ama só o tempo vai mudando as coisas, mas no que posso ajudar, e dizer que se antecipe as perguntas dele já responda antes de ele perguntar conte tudo ou vc fez com quem esteve no trabalho até que ele possa ter confiança em você, certeza que ele é que nem robô com as perguntas, responda tudo sem ele perguntar. No início você vá contando as coisas em detalhes com o tempo vá diminuindo os detalhes, logo você perceberá as mudanças se o ama vale a pena tentar, um grande abraço, e felicidades, qualquer dúvida estou à disposição wats App 5511983240422
    e-mail rubensh78@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Amo meu namorado,desejo casar com ele,e ele também tem me mostrado isso,só que ele tem medo de encarar a vida a dois por não conseguir.fiar nas pessoas por decepções que sofreu no passado,quero muito ajuda-lo

    ResponderExcluir
  12. gente me ajuda pelo amor de Deus.
    meu namorado nao consegue confiar em mim de jeito nenhum,mas de um jeito absurdo.
    estamos andando pela rua, ele do nada muda, depois ele me diz que esta assim porque me viu olhando pra um cara.
    eu estou na casa dele e olho pra janela ele me pergunta quem esta la fora e rodeia a casa a procura de alguem que esteja do lado de fora.
    os amigos dele chega na casa dela ele me manda pro quarto e diz pra eu nao sair de la ate que eles vao embora.
    eu fui na casa da irma dele com ele e dormimos la, no dia seguinte ele terminou comigo porque disse que eu e a irma dele estavamos flertando. ele diz na minha cara que me acha falsa, que nao confia em mim e que pode até ser neurose da cabeça dele mas que sempre que ele bate neurose ele sempre acerta. ele gosta muito de mim mas tem mt medo de confiar, ele ja chorou mt por isso e nem ele sabe oque fazer. me ajudem

    ResponderExcluir
  13. Tenho um namorado que tem pistrantofobia ele tem muito medo de eu largar ele o que eu faço para ajuda-lo

    ResponderExcluir
  14. Ju, estou ficando com um rapaz extremamente marcado por relacionamentos antigos e em um desses relacionamentos a ex dele era possessiva. Passamos o dia junto e eu nunca havia mechido no celular dele, eu acabei indo fuçar e vi coisas antigas que me deixaram muito desconfortável e ele notou, isso fez com que ele lembrasse de momentos ruins com a ex dele e começou a ter crises de ansiedade na minha frente, enfim. Ele me explicou que sofre de pistantrofobia e agora sente muita dificuldade de confiar em mim. Queria ajudá-lo porque além de ficantes somos muito amigos e eu sei o estrago psicológico que posso causar nele se optar sair da vida dele agora. Por favor, me diz como posso ajuda_lo. Obrigada ❤

    ResponderExcluir