Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Difícil É Não Iludir-se


Eu sempre fui uma pessoa apaixonada pela arte da ilusão. Iludir-me sempre pareceu a melhor saída, e tenho certeza de que, para tantos outros, também parece ser. Mas será que é?
Nós nos iludimos sempre, dia após dia, para que tudo pareça mais fácil e doce, quando, na verdade, estamos nos privando de uma verdade que, mais cedo ou mais tarde, chocar-se vai contra nós mesmos. Essa realidade, tão fria e cruel, é parte da nossa vida, e se não a aceitarmos como tal, talvez jamais sejamos realmente felizes. Sim, eu sei que tudo o que digo parece um tanto sem sentido, pois, afinal, é muito mais fácil ser feliz agarrando-se à imagem da vida que nos é criada, aquela em que tudo é exatamente do jeito que você quer, onde tudo é belo. Mas e quando formos obrigados a encarar a realidade? Quando chegar a hora de nos despedirmos de tudo aquilo que era belo e doce, para encarar a crueldade da realidade em que deveríamos viver?
Eu sei, é muito cruel ver a vida dessa maneira, é difícil ter de abrir mão de uma das únicas coisas que nos salvam da tortura que nos é imposta, dia após dia, durante toda a nossa vida. É como ter de largar uma boia salva-vidas estando solto no meio do oceano, sem proteção. Não é algo ao qual possamos nos desapegar facilmente. Mas, até certo ponto, é necessário. Se não largarmos a boia salva-vidas, quando aprenderemos a nadar? Se não deixarmos de nos iludir, como aprenderemos a lidar com a realidade para quando não for mais possível enganar-se?
Eu também preferia agarrar-me às ilusões como se delas dependesse a minha vida. E como não faria, se tudo isso nos favorece tanto? Só que sei que, um dia, em um futuro não tão distante, precisarei disso tudo, das experiências, da dor, da frustração, para dar valor à vida que tenho, pois logo já não poderei mais iludir-me, e terei de aprender a crescer.
Então soltem suas boias salva-vidas, larguem desse seu medo justificado e de desculpas arranjadas, desistam de tentar fazer com que tudo pareça belo, pois não adianta algo parecer belo se, na verdade, ele não o é. Vivam, aprendam a encarar as dificuldades, aprendam a serem fortes, persistentes e lutadores, pois, no futuro, isso pode ser necessário, e a vida não os dará uma chance mais para aprender da maneira menos dolorosa.
Só tenham em mente que ilusão e sonho são duas coisas diferentes. Portanto, não deixem de sonhar. No futuro, pode ser a única coisa que lhes restará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário