Páginas
segunda-feira, 21 de maio de 2012
O Sol Também Se Põe No Paraíso
Continuamos idealizando para nós um local, um pontinho de paz, algo perfeito e inalcançável, algo para o qual passaremos a vida toda correndo depois. Precisamos disso, e isso não é nem um pouco prejudicial. É realmente maravilhoso ter algo com que sonhar, algo para aguardar ansiosamente e correr atrás, dia após dia... O problema é nossa estúpida mania de imaginar este lugar, este evento, esta pessoa, como perfeitas, sem nenhum defeito. Nós pensamos em como nossa vida seria maravilhosa, e esquecemos dos defeitos presentes em tudo. Afinal, se algo existe, possui defeitos, e se não possui defeitos, também não existe. Tudo gira em torno de defeitos, defeitos esses que devemos tentar vencer durante toda a nossa vida. E então, quando nos damos conta de o quão falho e defeituoso, ou até mesmo errôneo, é aquilo que veneramos anteriormente, nos frustramos e desistimos de tentar, de sonhar.
Desistimos pois nos parece mais fácil fazê-lo do que encarar nosso erro em desejar algo perfeito demais para ser real. Nos parece mais fácil parar de sonhar do que quebrar a cara uma vez mais. Mas e se o fizermos, como conseguiremos encontrar a perfeição perdida por entre os defeitos?
Vocês imaginam a perfeição, creio eu, como algo sem nenhum defeito, como algo sem falhas, algo... magnífico. Nossa visão nem é assim tão diferente. Eu também imagino o perfeito como algo magnífico, mas não como algo sem erros. Para mim, o perfeito encontra-se no conjunto de erros e acertos, defeitos e qualidades, onde esses erros, esses defeitos, só tornem a coisa ainda mais especial.
Portanto, não fiquem idealizando, esperando e correndo atrás de um perfeito sem imperfeições - é contraditório, mas é verdadeiro, acreditem - pois será perda de tempo. Uma perda de tempo será, ainda mais, desistir após o primeiro fracasso. Apenas pare de imaginar algo sem defeitos e passem a encarar as coisas perfeitas como aquelas onde o defeito só as torna muito melhores.
Pois o sol também se põe no paraíso, por mais perfeito que este possa ser.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário